quinta-feira, 19 de julho de 2012

O estilo pede Brogue


O sapato brogue, e suas variações full brogue, foi um estilo de sapato muito usado no Brasil anos atrás….
Na Inglaterra até hoje, homens usam com seus ternos chiques e impecáveis.

Eu particularmente acho esse modelo um dos mais elegantes e bonitos, recomendo a todos amigos e leitores do blog a comprarem pelo menos um par!

“Na realidade não são um tipo de sapato, mas uma característica de alguns sapatos. O que os caracterizam broques são os furinhos que historicamente tinham a função de drenar água quando os ingleses entravam nos lagos para caçar patos. Diversos modelos podem levar esse nome como apêndice, hoje os furinhos são decorativos e dependendo da extensão dos motivos perfurados, fala-se em “brogue”, “semi-brogue”, ou “full-brogue”.”
Faz sentido pensa no brogue como derivação do oxford, o design é parecido, só que com o acréscimo de um recorte do couro em M invertido demarcando a ponteira, arabescos na ponta e em volta de todas as costuras do couro existe um trabalho decorativo, picotado,com pequenos círculos.Esses detalhes elaborados, evocando o trabalho manual, são o grande diferencial do brogue e o faz tão único.

A relação entre os dois sapatos é tão grande que existem modelos que aproveitam as características de ambos e em muitas publicações em inglês são chamados de oxford brogue.A poderosa grife Prada lançou a sua própria versão de um sapato brogue para o verão 2011,com um solado muito alto, quase uma plataforma e com muitas cores. Se tornou um grande sucesso, atualmente tem lista de espera para poder comprá-lo.
Agora é só aproveita o que os dois sapatos têm de melhor e ainda por cima se passar por especialista ao saber as diferenças entre eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário